quinta-feira, 22 de abril de 2010

Curiosidade de Química - Aço Inoxidável


Aço Inoxidável



Existem alguns aços que são resistentes à corrosão, são os inoxidáveis. Esses aços são caracterizados pela resistência à corrosão atmosférica, pois quando estão ligados com outros metais como o Cromo e o Níquel, ficam menos reativos. São fabricados a partir do ferro-gusa em altos-fornos. A expressão aço inoxidável nos dá uma idéia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais violentos abusos, mas na verdade esse tipo de aço não é eterno, só apresenta uma maior resistência à corrosão quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve principalmente à presença do cromo, que permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais. Assim, podemos definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas resistentes à oxidação e corrosão, que contenham no mínimo 12% de cromo. O aço é facilmente corrosível por ação química ou eletroquímica. O próprio meio ambiente o danifica: o oxigênio do ar, por exemplo, quando entra em contato com o ferro contido no aço forma o óxido de ferro causando alterações naturais, porém, indesejáveis. O próprio nome já indica, aço inoxidável é um aço de alta-liga resistente à ação deteriorante do oxigênio, ou seja, não sofre oxidação. Apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
Principais utilizações dos aços inoxidáveis:
Utensílios domésticos: Grandes eletrodomésticos e pequenos utensílios, como garfos, faca e talheres em geral, e também panelas.
Em automóveis: produção de peças para veículos automotores como, por exemplo, canos de descarga.
Na construção civil: em edifícios e casas;
Na Indústria: alimentação, produtos químicos e petróleo.
Nos grandes centros urbanos: fachadas e placas de sinalização visual.
Propriedades como resistência à corrosão e à capacidade de compor peças higiênicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atrativo para diversas finallidades. Vejamos outras propriedades:
• É resistente a altas temperaturas;
• Permite acabamentos superficiais e formas variadas, o que o faz ainda mais atrativo;
• Possui um forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio);
• Resistência mecânica adequada, o que permite moldá-los;
• Facilidade de limpeza, pois a baixa rugosidade superficial faz com objetos de aço inox sejam mais facilmente higienizados.

Por Líria Alves - Graduada em Química

Um comentário:

  1. Nossa seu blog caio do seu moça o/ vo prestar quimica esse ano e concerteza vo voltar sempre aki ^^ otimo post fui

    ResponderExcluir